O melhor número de dança da história

por Alexei Henriques

Após o surgimento do som na sétima arte, o musical nas telonas nasceu e, desde então, junto com ele, vários extraordinários números de danças que nos fascinam, empolgam e emocionam já foram feitos. Hoje falaremos um pouco sobre um dos mais impressionantes números de dança de todos os tempos. Mas para falarmos sobre esse número e explicar o porquê dessa reputação, primeiro preciso contar um pouquinho da história de dois sapateadores: os Nicholas Brothers.

Fayard e Harold Nicholas eram uma dupla de irmãos sapateadores que cresceram no vaudeville, mas que entraram no cinema ainda crianças. Eles eram famosos por fazerem impressionantes números sempre muito enérgicos e com muita acrobacia. O primeiro filme da dupla foi “Pie, Pie Blackbird” de 1932. Desde então, eles fizeram mais de 40 filmes, além de participar de night clubs, concertos, espetáculos da Broadway, televisão e extensas excursões na América Latina, África e Europa. Eles conseguiram se tornar celebridade internacional fazendo filmes musicais como “Kid Millions” (1934), “An All Colored Vaudeville Show” (1935), “Black Network” (1936), com o número “The Lucky Number”, “Down Argentina Way” (1940), com Carmem Miranda (primeiro filme da brasileira nos EUA), “Sun Valley Serenade” (1941) e “The Pirate” (1948), com o famoso número “Be a Clown” dançado com Gene Kelly. Essa dupla é a principal representante do flash tap e do acrobatic tap, estilos de sapateado ágil e com números acrobáticos. Além disso, os Nicholas Brothers, apesar de possuírem todos esses movimentos rápidos e aéreos, também mantiveram a elegância e graciosidade como uma de suas fortes características.

Mas foi em 1943, no filme “Stormy Weather”, que aconteceu o que muitos consideram como o mais virtuoso número de dança de todos os tempos: o “Jumpin Jive”. Vale destacar que esse filme, protagonizado pelo Bill Bojangles e pela atriz e cantora Lena Horne, foi muito importante para a divulgação da cultura afro-americana naquele tempo em que muitas salas de cinemas se recusavam a rodar filmes em que o negro tivesse algum destaque, principalmente no sul dos EUA. Nesse longa, os irmãos fazem apenas uma participação, esse é o último número de dança do filme e é o único momento em que eles aparecem. O número, com pouco menos de 5 minutos, começa com uma big band tocando uma música animada comandada pelo Cab Calloway até a chegada dos irmãos sapateadores que fazem uma performance empolgante, elegante, ágil, super acrobática, cheia de saltos, giros e que fora gravada em apenas uma tomada.

Há relatos de que Fred Astaire, ao ver o filme, ficou muito impressionado e disse que aquele era o melhor número de sapateado que já vira em sua vida. Já o lendário bailarino  Mikhail Baryshnikov também afirmou que os irmãos eram os mais incríveis dançarinos que ele já vira dançar e o grande sapateador Gregory Hines falou que se sua biografia fosse filmada, sua coreografia teria que ser gerada por computador, porque ninguém conseguiria imitá-los. Os Nicholas Brothers também foram chamados de “possivelmente os dois maiores dançarinos de Hollywood (…) que levou a dança no cinema a novos patamares” pelo historiador de cinema Donald Bogle no seu livro “Hollywood Black” e Bruce Goldstein, diretor de programação do Film Forum de Nova York, considera os irmãos como “os maiores dançarinos do séc. XX”. Até hoje não se sabe de sapateadores que tenham sido tão ágeis e acrobáticos como os Nicholas Brothers. Por conta do sucesso que o número teve e de todas essas declarações de grandes nomes da dança e do entretenimento em relação a dupla, o “Jumpin Jive” é considerado por muitos como o melhor número de dança da história.

4 comentários em “O melhor número de dança da história”

  1. Parabéns, Alexei!!!
    É muito bom ver a história sendo contada dando os créditos para aqueles que realmente merecem.
    Gratidão pelo seu trabalho e considero muito importante para nós sapateadores e amantes dessa arte.
    Vamos divulgar!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s